Blog

Estudante do Colégio dos Jesuítas recebe medalha nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática

Henrique Salles, do 8º ano, é premiado com o bronze em nível nacional, e outros oito estudantes se destacam regionalmente

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) é considerada a maior competição científica do Brasil. Em sua 19ª edição, em 2024, contou com a participação de mais de 18,5 milhões de estudantes, e mais de 56 mil instituições de ensino em todo o país, abrangendo 99,9% dos municípios brasileiros.

 

Henrique Salles, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio dos Jesuítas, foi reconhecido com medalha de bronze em nível nacional e medalha de prata em nível regional. A cerimônia de premiação aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a presença de representantes do Colégio e da família do estudante.

 

Além de Henrique, outros oito estudantes do Jesuítas foram premiados em nível regional com medalhas de bronze. A entrega dessas medalhas será realizada em uma cerimônia interna ao final do ano letivo. Muito além da premiação, a OBMEP tem como propósito despertar o interesse dos jovens pela matemática, valorizar o raciocínio lógico e identificar talentos que poderão ser incentivados posteriormente.

 

 

O caminho de Henrique até as medalhas

 

Em sua preparação, Henrique destaca o papel fundamental dos professores e do apoio familiar. “Sempre quis conquistar uma medalha da OBMEP. Essa conquista é fruto de muito esforço, do meu gosto pela matemática e da ajuda dos professores. Eu estudei com provas antigas e fui muito incentivado em casa, tendo um grande apoio da minha família”, afirma o estudante, que também compartilha o desejo de seguir uma carreira relacionada à matemática.

 

Henrique leva um grande aprendizado da experiência: “O que fica para mim são os conhecimentos de matemática que aprendi durante a preparação e a prova. Estudar, resolver os exercícios e participar de uma competição em nível nacional me trouxe muito aprendizado. Ir até a universidade, fazer uma prova desafiadora, com um nível alto de exigência, foi algo enriquecedor que eu vou levar para a vida.”

 

 

Apoio à excelência acadêmica

 

Desde que a OBMEP foi aberta à participação de escolas privadas, em 2017, o Colégio dos Jesuítas tem incentivado a participação dos estudantes na competição. Já são 23 medalhas conquistadas por estudantes da instituição desde então, o que demonstra a consolidação de um trabalho consistente voltado para a formação acadêmica de excelência.

 

“A OBMEP é uma oportunidade de grande impacto na vida dos estudantes. Universidades já oferecem vagas específicas para medalhistas, além de programas de incentivo e bolsas de estudo. É uma porta de entrada para o futuro”, pontua Gabriel Moreno, orientador pedagógico da Unidade III, que engloba as turmas do 8ª ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

 

O Jesuítas acredita na importância de valorizar o esforço dos estudantes, criar espaços de desenvolvimento de habilidades específicas e promover o pensamento crítico e lógico desde as séries iniciais. As conquistas dos nossos estudantes na OBMEP refletem esse compromisso com uma educação integral e de qualidade, que reconhece e estimula o potencial de cada um.