Regulamento

Regulamento

I – JUSTIFICATIVA:

Promover experiências que auxiliem na formação integral dos estudantes, através de atividades esportivas, culturais e de integração.

 

II – OBJETIVO:

A Olimpíada do Colégio dos Jesuítas tem por objetivo estimular os estudantes nas práticas desportivas, despertando-lhes a atenção e o gosto pelas atividades relacionadas com o aprimoramento físico, social, cognitivo e espiritual, disciplinando-os e encaminhando-os no verdadeiro sentido educacional do desporto.

 

III – DAS SOLENIDADES:

  • Cerimonial de abertura: Sábado (01/07/23) – Ginásio Poliesportivo 9h Tema – Cultura da paz e Esportes
  • Composição da mesa diretora;
  • Desfile das Turmas do 6º ano à 3ª série;
  • Entrada solene das Bandeiras;
  • Hino Nacional Brasileiro;
  • Abertura oficial;
  • Juramento dos Atletas;
  • Entrada do Fogo Simbólico;

Desfile:

> Cada Turma se fará representar por um número mínimo de 13 alunos, devidamente uniformizados.

> A turma que não se fizer representar estará suspensa dos jogos.

> Orientamos para que as turmas desfilem de forma organizada, sem correr, sem subir nas costas dos colegas, para evitar acidentes.

  • Cerimonial de encerramento: Sexta (07/07/23) – Ginásio Poliesportivo 11h40;
  • Composição da mesa diretora;
  • Hino Nacional Brasileiro;
  • Mérito solidário para a turma campeã de doações;
  • Mérito esportivo para os destaques de cada série;
  • Premiação da turma campeã de torcida;
  • Divulgação da turma campeã de cada série.

 

IV – FORMA DE DISPUTA:

A Olimpíada Interclasse do Colégio dos Jesuítas será disputada em Eliminatória Simples nas séries que possuem 4 e 5 turmas e triangular nas séries que possuem 3 turmas.

 

V – NORMAS GERAIS:

  1. Todos os alunos deverão apresentar-se devidamente uniformizados para os jogos. Não poderão participar os alunos que estejam gozando dispensa médica da prática de Ed. Física. Não será aceita a anulação do atestado;
  2. Os alunos com problemas disciplinares no Colégio deverão ser suspensos dos jogos;
  3. Todo atleta que durante uma partida receber cartão vermelho estará suspenso até um parecer da coordenação da Escola de Esportes e Cultura;
  4. Os jogos de 6° e 7° anos serão divididos em 4/4, sendo que no segundo 1/4 toda equipe deverá ser modificada. Se houver diferença no número de reservas, a coordenação  da Escola de Esportes e Cultura ficará responsável pelas alterações possíveis;
  5. Os árbitros serão escolhidos pela Coordenação da Escola de Esportes e Cultura e é negado o direito de vetar árbitros;
  6. Todo protesto, reclamação ou recurso deverá ser enviado à Coordenação da Escola de Esportes e Cultura até 02 (duas) horas após a ocorrência, partindo daí, será analisado e dado o parecer que a Coordenação da Escola de Esportes e Cultura achar justo;
  7. O desrespeito aos adversários, aos companheiros, ao público e aos árbitros não será tolerado podendo ser desclassificada do torneio a turma que tenha algum de seus participantes não se comportando dignamente conforme as regras do esporte, bem como a disciplina do Colégio;
  8. Durante o período das Olimpíadas fica proibido o uso de sinalizadores, bombas, apitos e cornetas de CO2;
  9. Será permitido o uso de instrumentos de percussão e caixinhas de som de pequeno porte;
  10. Haverá tolerância de 10 (dez) minutos de atraso, somente para a primeira partida. Se não houver um motivo que justifique o atraso, a equipe adversária será considerada vencedora por WxO (1×0 no Basquete e Voleibol 2×0);
  11. Cabe à Coordenação da Escola de Esportes e Cultura, se fizer necessário, transferir a data e/ou horário de uma competição;
  12. A turma que colocar atleta irregular em uma partida será punida; em caso de vitória perderá os pontos;
  13. A equipe que não comparecer a algum jogo estará suspensa da Olimpíada;
  14. As inscrições dos estudantes foram feitas com antecedência e só serão permitidas trocas ou novas inscrições com o prazo de um dia antes do jogo.
  15. Contagem de Pontos:

Colocado

Colocado

Colocado

Colocado

Colocado

Colocado

13 pontos08 pontos05 pontos03 pontos02 pontos01 ponto

 

> A turma que conseguir o maior número de pontos será considerada campeã da série/ano. 

  1. Premiação:

> Em todas as modalidades serão conferidas as seguintes premiações:

  • 1ª colocação – Medalha de ouro
  • 2ª colocação – Medalha de prata
  • 3ª colocação – Medalha de bronze

> Um troféu para a turma com a torcida mais animada. Critérios para a escolha:

  • Animação durante o período dos jogos;
  • Número de estudantes compondo a torcida;
  • Comportamento e Fair play;
  • Limpeza do local dos jogos.

> Medalhas de ouro (mérito solidário) para todos os estudantes da turma que fizer mais pontos através de doações.

As turmas deverão entregar as doações até o dia 05/07 (quarta-feira), na Formação Cristã, devidamente identificadas com o nome da turma, para a contagem dos pontos. Todas as doações serão direcionadas para Instituições da cidade.

 

ProdutoQuantidadePontuação
Pó de café500g10
Achocolatado500g7
Leite1 litro5
Biscoito1 pacote2

 

> Medalha de ouro (mérito esportivo) para dois estudantes de cada série, uma no feminino e outro no masculino. Critérios para a escolha:

  • Desempenho técnico nas modalidades disputadas;
  • Comportamento e Fair play.
  1. Modalidades:
  • Atletismo;
  • Basquete;
  • Futsal;
  • Futebol;
  • Fut 7;
  • Handebol;
  • Tênis de mesa;
  • Natação;
  • Vôlei;
  • Xadrez.
  1. Regulamento das Modalidades:

 

Voleibol:

  • Cada turma poderá inscrever 12 (doze) atletas;
  • As partidas serão disputadas em melhor de 02 sets vencedores de 25 pontos (terminando em 25, desde que a diferença seja sempre de 2 pontos); caso seja necessário a realização do 3° set, o mesmo, será finalizado em 15 pontos. Para ganhar um set, a diferença será sempre de 2 (dois pontos) a mais para a turma vencedora, exceto no tie-break, quando se encerra com 15 pontos;
  • Saque:

> 6° Ano – Saque por baixo de trás da linha de fundo do mini Vôlei;

> 7° Ano – Saque por baixo de trás da linha de fundo da Quadra Oficial;

> 8° Ano – Saque por baixo ou por cima, exceto em suspensão;

> A partir do 9° Ano – Qualquer tipo de saque;

  • Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 04 (quatro) jogadores (Regulamento Específico).
  • Pontuação e critérios de desempate para o triangular:

> Vitória por 2×0 o vencedor soma 3 pontos e o perdedor 0;
> Vitória por 2×1 o vencedor soma 2 pontos e o perdedor 1;
> A turma que somar o maior número de pontos será a campeã;
> Em caso de empate de pontos:

  • Confronto direto;
  • Saldo de set average;
  • Saldo de pontos average;
  • Menor número de cartões vermelhos;
  • Menor número de cartões amarelos;

 

Handebol:

  • Cada turma poderá inscrever 12 (doze) atletas;
  • As partidas constarão de 02 tempos de 15 minutos;
  • Em caso de empate, serão cobrados 3 tiros de 7 metros;
  • Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 05 (cinco) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Basquetebol:

  • Cada turma poderá inscrever 10 (dez) atletas;
  • As partidas terão duração de 15 minutos cada etapa;
  • Em caso de empate, serão cobrados 03 lances livres;
  • Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 03 (três) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Futebol:

  • Cada equipe poderá inscrever 15 (quinze) atletas. Jogam 08 alunos (sete na linha mais o goleiro). Do 6° ao 9° Ano, de acordo com a organização, esse número poderá ser alterado para mais um aluno;
  • O número de substituições é ilimitado;
  • Em caso de empate decisão por pênaltis, série de 3 (três) cobrados por atletas diferentes;
  • Não é permitido o uso de chuteiras com travas (utilizar chuteiras de Futebol Society);
  • As partidas constarão de 2 tempos de 20 minutos;
  • Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 06 (seis) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Futsal:

  • As partidas serão divididas em 2 tempos de 15 (quinze) minutos;
  • Cada turma poderá inscrever 10 (dez) atletas;
  • Em caso de empate decisão por pênaltis, série de 3 cobrados por atletas diferentes;
  • Não é permitido o uso de chuteiras e/ou tênis com travas;
  • Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 03 (três) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Tênis de Mesa:

  • Cada turma poderá inscrever 02 (dois) atletas. Os atletas jogarão entre si, em caráter de Eliminatória Simples;
  • A disputa será em uma partida de Onze pontos e com troca de saque a cada 2 saques.

 

Atletismo:

  • Os atletas poderão participar de até 02 (duas) provas;
  • Cada turma poderá inscrever 2 (dois) atletas por prova;
  • Todas as provas serão feitas em caráter de eliminatória final;
  • Nas provas de campo cada atleta fará 3 tentativas;
  • Provas: 60m / Resistência / Arremesso de Peso / Salto em Distância;
  • Provas de Resistência.

> 6° / 7° Anos: Fem.: 3 voltas (450m); Masc.: 4 voltas (600m);

> 8° / 9° Anos: Fem.: 4 voltas (600m); Masc.: 5 voltas (750m);

> EM: Fem.: 6 voltas (900m); Masc.: 8 voltas (1200m)

  • A competição de atletismo tem a duração estimada de 2 horas

 

FUT 7:

  • Cada turma poderá inscrever 15 (quinze) atletas;
  • Jogam 6 (seis) na linha e 1 (um) no gol;
  • As partidas terão 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos;
  • Não é permitido o uso de chuteiras com travas (utilizar chuteiras de Futebol Society);
  • Em caso de empate, a decisão será feita por cobranças alternadas de 3 (três) pênaltis;
  • Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 5 (cinco) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Natação:

  • As provas serão de: 50m Livres, Costas, Borboleta e Peito;
  • Cada turma poderá inscrever 2 (dois) atletas por prova no masculino e no feminino;
  • Cada aluno só poderá participar de 02 provas;
  • É obrigatório o uso de touca, sunga ou maiô.

 

Xadrez:

  • Será realizado em 3 rodadas para as séries/anos com 3 turmas e 4 rodadas para séries/anos com 4 e 5 turmas, pelo sistema suíço de emparceiramento;
  • Cada jogador terá 10 minutos de tempo para reflexão e realizar todos os seus lances;
  • O emparceiramento será feito por intermédio do software “Swiss Perfect”;
  • No caso de igualdade na pontuação final entre dois ou mais jogadores, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
  1. Milésimos totais;
  2. Milésimos medianos;
  3. Escore acumulado;
  4. Escore acumulado corrigido;
  5. Sonnebrn-Berger;
  6. Maior número de vitórias.
  • Critérios de desempate para ver colocação final por torneio:

> Menor número de cartões vermelhos/exclusões;

> Menor número de cartões amarelos;

> Confronto direto;

> Melhor saldo de gols, sets;

> Melhor saldo de pontos;

> Maior número de gols, pontos;

> Sorteio.

 

  • Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação da Escola de Esportes e Cultura.

 

Retorne à página das Olimpíadas 2023