Regulamento | Olimpíadas 2025

I – JUSTIFICATIVA:

Promover experiências que auxiliem na formação integral dos estudantes, através de atividades esportivas, culturais e de integração.

 

II – OBJETIVO:

A Olimpíada do Colégio dos Jesuítas tem por objetivo estimular os estudantes nas práticas desportivas, despertando-lhes a atenção e o gosto pelas atividades relacionadas com o aprimoramento físico, social, cognitivo e espiritual, disciplinando-os e encaminhando-os no verdadeiro sentido educacional do desporto.

 

III – DAS SOLENIDADES:

• Cerimonial de abertura: Sábado (05/07/25) – CP2 9h Tema – Olimpíadas do Jesuítas
• Desfile das Turmas do 6º ano à 3ª série;
• Entrada solene das Bandeiras;
• Hino Nacional Brasileiro;
• Abertura oficial;
• Juramento dos Atletas;
• Entrada do Fogo Simbólico;

Desfile:
> Cada Turma se fará representar por um número mínimo de 13 alunos, devidamente uniformizados.
> A turma que não se fizer representar estará suspensa dos jogos.
> Orientamos para que as turmas desfilem de forma organizada, sem correr, sem subir nas costas dos colegas, para evitar acidentes.

• Cerimonial de encerramento: Sexta (11/07/25) – Ginásio Poliesportivo – 11h40;
• Hino Nacional Brasileiro;
• Mérito esportivo para os destaques de cada série;
• Divulgação da turma campeã de cada série.

 

IV – FORMA DE DISPUTA:

A Olimpíada Interclasse do Colégio dos Jesuítas será disputada em Eliminatória Simples nas séries que possuem 4 turmas e triangular nas séries que possuem 3 turmas.

 

V – NORMAS GERAIS:

01. Todos os alunos deverão apresentar-se devidamente uniformizados para os jogos. Não poderão participar os alunos que estejam gozando dispensa médica da prática de Ed. Física;
02. Os alunos com problemas disciplinares no Colégio deverão ser suspensos dos jogos;
03. Todo atleta que durante uma partida receber cartão vermelho estará suspenso até um parecer da coordenação;
04. Os jogos de 6° e 7° anos serão divididos em 4/4, sendo que no segundo 1/4 toda equipe deverá ser modificada. Se houver diferença no número de reservas, a coordenação ficará responsável pelas alterações possíveis;
05. Os árbitros serão escolhidos pela Coordenação e é negado o direito de vetar árbitros;
06. Todo protesto, reclamação ou recurso deverá ser enviado à Coordenação até 02 (duas) horas após a ocorrência, partindo daí, será analisado e dado o parecer que a Coordenação achar justo;
07. O desrespeito aos adversários, aos companheiros, ao público e aos árbitros não será tolerado podendo ser desclassificada do torneio a turma que tenha algum de seus participantes não se comportando dignamente conforme as regras do esporte, bem como a disciplina do Colégio;
08. Durante o período das Olimpíadas fica proibido o uso de sinalizadores, bombas, apitos e cornetas de CO2;
09. Será permitido o uso de instrumentos de percussão;
10. Não será permitido o uso de caixinhas de som;
11. Haverá tolerância de 10 (dez) minutos de atraso, somente para a primeira partida. Se não houver um motivo que justifique o atraso, a equipe adversária será considerada vencedora por WxO (1×0 no Basquete e Voleibol 2×0);
12. Cabe à Coordenação, se fizer necessário, transferir a data e/ou horário de uma competição;
13. A turma que colocar atleta irregular em uma partida será punida; em caso de vitória perderá os pontos;
14. A equipe que não comparecer a algum jogo estará suspensa da Olimpíada;
15. As inscrições dos estudantes foram feitas com antecedência e só serão permitidas trocas ou novas inscrições com o prazo de um dia antes do jogo.
16. Contagem de Pontos:

1° colocado

2° colocado3° colocado4° colocado5° colocado

6° colocado

13 pontos08 pontos05 pontos03 pontos02 pontos

01 ponto

 

> A turma que conseguir o maior número de pontos será considerada campeã da série/ano.

17. Premiação:

> Em todas as modalidades coletivas serão conferidas medalhas de ouro para a 1ª colocação e prata para a 2ª colocação;
> Nas modalidades individuais serão conferidas as seguintes premiações:

• 1ª colocação – Medalha de ouro
• 2ª colocação – Medalha de prata
• 3ª colocação – Medalha de bronze

> Cartão Magis: A turma, de cada série/ano que acumular mais Cartões Magis durante o evento ganhará 13 pontos na classificação geral. Critérios para receber o Cartão Magis, que será avaliado pelos professores e contabilizados através do Forms:

• Animação durante o período dos jogos;
• Número de estudantes compondo a torcida;
• Comportamento e Fair play;
• Limpeza do local dos jogos.

> Gesto concreto: A turma, de cada série/ano que acumular mais doações durante o evento ganhará 13 pontos na classificação geral. As doações, que deverão ser entregues entre os dias 07/07 e 09/07, seguirão a seguinte pontuação:

 

ProdutoQuantidadePontuação
Pó de café

500g

12

Achocolatado

500g

5

Leite

1 litro

4

Biscoito

1 pacote

2

 

> Medalha de ouro (mérito esportivo) para dois estudantes de cada série, uma no feminino e outro no masculino. Critérios para a escolha:

• Desempenho técnico nas modalidades disputadas;
• Comportamento e Fair play.

 

18. Modalidades:

• Atletismo;
• Basquete;
• Futsal;
• Futebol;
• Fut 7;
• Handebol;
• Futmesa/Vôleimesa;
• Natação;
• Vôlei;
• Xadrez.

 

19. Regulamento das Modalidades:

 

Voleibol:
1- Cada turma poderá inscrever 12 (doze) atletas;
2- As partidas serão disputadas em melhor de 02 sets vencedores de 25 pontos (terminando em 25, desde que a diferença seja sempre de 2 pontos); caso seja necessário a realização do 3° set, o mesmo, será finalizado em 15 pontos. Para ganhar um set, a diferença será sempre de 2 (dois pontos) a mais para a turma vencedora, exceto no tie-break, quando se encerra com 15 pontos;
3- Saque:
> 6° Ano – Saque por baixo de trás da linha de fundo do mini Vôlei;
> 7° Ano – Saque por baixo de trás da linha de fundo da Quadra Oficial;
> 8° Ano – Saque por baixo ou por cima, exceto em suspensão;
> A partir do 9° Ano – Qualquer tipo de saque;
4- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 04 (quatro) jogadores (Regulamento Específico).
5- Pontuação e critérios de desempate para o triangular:

• Vitória por 2×0 o vencedor soma 3 pontos e o perdedor 0;
• Vitória por 2×1 o vencedor soma 2 pontos e o perdedor 1;
• A turma que somar o maior número de pontos será a campeã;
• Em caso de empate de pontos:

> Confronto direto;
> Saldo de set average;
> Saldo de pontos average;
> Menor número de cartões vermelhos;
> Menor número de cartões amarelos;
> Sorteio.

 

Handebol:
1- Cada turma poderá inscrever 12 (doze) atletas;
2- As partidas constarão de 02 tempos de 15 minutos;
3- Em caso de empate, serão cobrados 3 tiros de 7 metros;
• Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 05 (cinco) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Basquetebol:
1- Cada turma poderá inscrever 10 (dez) atletas;
2- As partidas terão duração de 15 minutos cada etapa;
3- Em caso de empate, serão cobrados 03 lances livres;
4- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 03 (três) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Futebol:
1- Cada equipe poderá inscrever 15 (quinze) atletas. Jogam 08 alunos (sete na linha mais o goleiro). Do 6° ao 9° Ano, de acordo com a organização, esse número poderá ser alterado para mais um aluno;
2- O número de substituições é ilimitado;
3- Em caso de empate decisão por pênaltis, série de 3 (três) cobrados por atletas diferentes;
4- Não é permitido o uso de chuteiras com travas (utilizar chuteiras de Futebol Society);
5- As partidas constarão de 2 tempos de 20 minutos;
6- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 06 (seis) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Futsal:
1- As partidas serão divididas em 2 tempos de 15 (quinze) minutos;
2- Cada turma poderá inscrever 10 (dez) atletas;
3- Em caso de empate decisão por pênaltis, série de 3 cobrados por atletas diferentes;
4- Não é permitido o uso de chuteiras e/ou tênis com travas;
5- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 03 (três) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Futmesa e Vôleimesa:
1- Cada turma poderá inscrever 01 (uma) dupla.
2- A fórmula de disputa será indicada no momento da competição, de acordo com o número de inscrições.

 

Atletismo:
1- Os atletas poderão participar de até 02 (duas) provas;
2- Cada turma poderá inscrever 2 (dois) atletas por prova;
3- Todas as provas serão feitas em caráter de eliminatória final;
4- Nas provas de campo cada atleta fará 3 tentativas;
5- Provas: 60m / Resistência / Arremesso de Peso / Salto em Distância;
> Provas de Resistência.
> 6° / 7° Anos: Fem.: 3 voltas (450m); Masc.: 4 voltas (600m);
> 8° / 9° Anos: Fem.: 4 voltas (600m); Masc.: 5 voltas (750m);
> EM: Fem.: 6 voltas (900m); Masc.: 8 voltas (1200m)

• A competição de atletismo tem a duração estimada de 2 horas.

 

FUT 7:
1- Cada turma poderá inscrever 15 (quinze) atletas;
2- Jogam 6 (seis) na linha e 1 (um) no gol;
3- As partidas terão 2 (dois) tempos de 15 (quinze) minutos;
4- Não é permitido o uso de chuteiras com travas (utilizar chuteiras de Futebol Society);
5- Em caso de empate, a decisão será feita por cobranças alternadas de 3 (três) pênaltis;
6- Para iniciar ou continuar uma partida, a equipe deverá ter no mínimo 5 (cinco) jogadores. (Regulamento Específico).

 

Natação:
1- As provas serão de: 50m Livres, Costas, Borboleta e Peito;
2- Cada turma poderá inscrever 2 (dois) atletas por prova no masculino e no feminino;
3- Cada aluno só poderá participar de 02 provas;
4- É obrigatório o uso de touca, sunga ou maiô.

 

Xadrez:
1- Será realizado em 3 rodadas para as séries/anos com 3 turmas e 4 rodadas para séries/anos com 4 turmas, pelo sistema suíço de emparceiramento;
2- Cada jogador terá 10 minutos de tempo para reflexão e realizar todos os seus lances;
3- O emparceiramento será feito por intermédio do software “Swiss Perfect”;
4- No caso de igualdade na pontuação final entre dois ou mais jogadores, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:
a) Milésimos totais;
b) Milésimos medianos;
c) Escore acumulado;
d) Escore acumulado corrigido;
e) Sonnebrn-Berger;
f) Maior número de vitórias.

 

• Critérios de desempate para ver colocação final por torneio:
– Menor número de cartões vermelhos/exclusões;
– Menor número de cartões amarelos;
– Confronto direto;
– Melhor saldo de gols;
– Melhor saldo de pontos;
– Maior número de gols, pontos;
– Sorteio.

 

• Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação.

 

> Locais dos jogos e legenda:

• Quadra de baixo – QB
• Ginásio
• Piscina
• Escola de Esportes e Cultura – EEC

• Quadra 1 – Q1
• Quadra 2 – Q2
• Quadra 3 – Q3
• Campo

 

Retorne à página das Olimpíadas 2025