Notícias

Posse do Grêmio Estudantil para a gestão 2022-2023

 

Durante cerimônia realizada nessa terça-feira (28/06), no auditório Ir. Mário, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, pertencentes à chapa Enótita, tomaram posse como representantes do Grêmio Estudantil.

 

No evento, o Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, relembrou o papel do grêmio estudantil na história do país. “O movimento estudantil trazia consigo a coragem e a força da juventude e a reflexão de que o país necessitava ser livre. Era como se, naquele momento, a juventude tivesse um inimigo comum e os jovens se uniram para trabalhar por um país livre, democrático, onde todos tivessem o seu lugar. Com a redemocratização, o país perdeu muito desse protagonismo estudantil e, hoje, nós vemos uma juventude que carece dessa representação, desse barulho, dessa esperança, porque a juventude traz consigo, antes de mais nada, aquela ideia da utopia”.

 

O Diretor Geral ainda esclareceu o conceito de utopia com os estudantes e destacou a questão da justiça social. “A utopia serve para nos fazer caminhar em busca de algo. É a juventude quem nos ajuda a dar os passos em busca desse algo maior que é a luta por uma sociedade mais justa, fraterna, em que as pessoas tenham o seu lugar de fala, lutem pela justiça social e pela igualdade de homens e mulheres, pela igualdade de oportunidades, na qual as pessoas aprendam a respeitar mais os outros e não haja espaço para o preconceito e para dúvidas de que todos os seres humanos têm garantias fundamentais e que elas precisam ser respeitadas”.

 

O evento também contou com a presença dos outros membros da Equipe Diretiva, o Diretor Acadêmico, Welerson Mazzo Spada; o Diretor Administrativo, Mauro Sabino Fortunato; e o Coordenador da Formação Cristã, Marcelo Sabino da Silva. Além disso, participaram os Coordenadores das Unidades II e III, Rafael Loures dos Reis Bellei e Josiane de Souza Paiva, respectivamente, que realizaram a entrega dos bottons para cada um dos 13 estudantes.

 

 

Ao final, o Diretor Geral agradeceu aos estudantes por terem a coragem de ter assumido esse projeto e, em nome da Equipe Diretiva, desejou: “Nós pedimos que sejam esta voz estudantil e que sejam, para a Direção do Colégio dos Jesuítas, em nome do estudantado do Colégio, essa voz que clama por projetos, ações. E que empreendam ações no sentido de fazer com que essa utopia, que é como algo que distancia à medida que tentamos alcançá-la, seja a marca de fazer a caminhada de vocês”.

 

Movimento Grêmio Estudantil

 

Inspirado no movimento das eleições do Grêmio Estudantil 2022, o professor Pedro Victor fez uma reflexão sobre o processo e a formação que ele possibilita.

 

Confira aqui o artigo completo.