Anos Finais do Ensino Fundamental

Os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental passam por grandes mudanças físicas e emocionais. Por isso, eles contam com um cuidado personalizado, tanto pelo olhar dos docentes quanto pelo acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, através do qual os discentes recebem orientações de estudos, sempre com o envolvimento das famílias. No dia a dia escolar, os educandos são estimulados a aprofundarem os estudos e as pesquisas, bem como a refletirem sobre o desenvolvimento da autonomia e a ampliação das suas responsabilidades.

Proposta pedagógica

Os estudantes contam com uma carga horária estendida, totalizando 6 aulas diárias, e no 9º ano já realizam simulado Pism no último trimestre. Há também a vivência de um processo de transição gradativo e cuidadoso para o Ensino Médio. Além da carga horária acadêmica, os alunos são motivados a participar de atividades extracurriculares diversas.

Diferenciais

• Educação Bilíngue
  • Ensino Religioso
  • Sala de Enfermagem
  • Infraestrutura equipada com tecnologias digitais
  • Sistema de controle de acessos automatizado, favorecendo a segurança
  • Atividades esportivas e culturais na Escola de Esportes e Cultura
  • Área interna para embarque e desembarque
  • Conectividade wi-fi em todos os ambientes do Colégio

Entenda a divisão por unidades

A Unidade II acolhe os estudantes do 3º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Já a Unidade III acolhe os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Com isso, é possível fazer a transição de segmentos de forma articulada, para que os estudantes, os quais já conhecem as equipes de gestão, possam ter contato com os professores da série a ser cursada no próximo ano letivo e, assim, criem expectativas positivas com relação ao que viverão a seguir.
.

Atividades extras para 2024

Matemagis

Trata-se de uma oficina de aprofundamento de habilidades matemáticas, com desenvolvimento de técnicas para resolução de questões em progressão de complexidade. Além disso, proporciona especial preparação para as competições do conhecimento, com foco na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP – e Canguru de Matemática Brasil. A atividade é destinada aos estudantes do 6º ao 9º ano do EF.

Asas da imaginação

Trata-se de uma oficina de leitura e escrita criativa que tem como ferramentas essenciais o encantamento pela literatura, a criatividade e o estímulo à construção criativa de textos. Os estudantes do 6º ao 9º ano terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades e fortalecer o gosto pela leitura e pela escrita.

Sacramento da Crisma

A Crisma é o sacramento que marca a Confirmação do Batismo. É nesse momento que os jovens e os adultos podem renovar sua responsabilidade diante da Igreja. O Colégio dos Jesuítas oferece a preparação catequética para esse sacramento destinada aos adolescentes de nossa comunidade escolar.

Formação de liderança

Inspirado nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, o Projeto de Liderança Inaciana pretende fomentar atitudes de cuidado, solidariedade, companheirismo e diálogo, princípios balizadores da liderança como serviço à sociedade.

DDF – Dia de Formação

Essa atividade proporciona aos estudantes de todas as séries momentos de formação pessoal, social e espiritual-religioso. Através de temas e atividades relevantes à cada ciclo da aprendizagem, o processo de formação integral é progressivamente construído.

Apadrinhamento social

O Apadrinhamento Social é um projeto solidário do Colégio dos Jesuítas que visa comprometer os estudantes com instituições assistenciais da comunidade local, em vista de oportunizar vivências que fortalecem a formação integral.

Pausa Inaciana

São momentos de parada para exame de consciência que oportunizam reflexão, oração e ordenamento dos sentimentos. O silêncio e o autoconhecimento são os pilares dessa experiência que enriquece a vida interior dos estudantes.

Escola de Esporte e Cultura

Atividades esportivas: • Balé • Basquete • Futebol • Futebol Americano • Futsal • Ginástica de Trampolim • Judô • Karatê • Natação • Pilates (para adultos e adolescentes) • Tênis (para todas as idades a partir de 5 anos) • Vôlei • Xadrez

Atividades artísticas e culturais: • Desenho • Musicalização: Violão • Coral • Grupo artístico