Comissão do SQGE apresenta os resultados da 2ª autoavaliação

Na noite dessa terça-feira (13/09), a comissão responsável pela realização  da 2ª autoavaliação do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) apresentou aos colaboradores, docentes e não docentes, os resultados do processo ocorrido entre os meses de abril e agosto de 2022. A metodologia, proposta pela Federación Latinoamericana de Colegios de la Compañía de Jesús (FLACSI), propõe um ciclo de reflexão sobre os processos do Colégio, análise de resultados, ações e melhorias, com foco na aprendizagem integral dos estudantes.

O encontro teve início com um momento de oração conduzido pelo Coordenador da Formação Cristã, Marcelo Sabino, e pelo Superior da Comunidade dos Jesuítas em Juiz de Fora, Pe. Marco Antônio de Oliveira Santos, SJ. O Superior fez uma reflexão sobre os ciclos da vida e a presença de Deus em todos eles, destacando que “chegamos aqui porque outros deram tudo de si para nos deixar um legado. E, agora, somos nós que vamos fazer tudo que é possível para deixarmos um legado melhor para aqueles que vêm depois de nós”, afirmou Pe. Marco Antônio.

Em seguida, o Diretor Geral do Colégio dos Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, agradeceu aos colaboradores que se empenharam arduamente para realizar esse processo de autoavaliação, que implicará uma nova fase de melhorias.

A Coordenadora da Unidade III e liderança interna do SQGE, Josiane de Souza Paiva, explicou que a autoavaliação concentrou-se nos processos e não em pessoas; destacou as buscas por evidências, que são os registros das atividades e dos processos da unidade educativa; e convidou os responsáveis por cada âmbito analisado – Pedagógico Curricular; Clima Escolar; Família e Comunidade Local; Organização, Estrutura e Recursos – e pela equipe Foco de Aprendizagem para comentar os resultados.

Já a profissional de apoio da FLACSI, Juliana Heleno, ressaltou que, quando não há nenhuma evidência, é porque o processo está pautado em pessoas. E o ideal é que o processo seja institucional, mas sem burocratizar. “As evidências claras e concretas de processos institucionais quer dizer que tem uma intencionalidade da instituição, que todos deverão e serão apoiados a fazer”.

Por fim, Josiane salientou que os resultados de forma geral vão possibilitar melhorias em todos os processos da unidade educativa. Além disso, apresentou a nova equipe que já irá estruturar os dois projetos no âmbito pedagógico curricular e as duas ações de melhoria no âmbito de clima institucional e de formação para as famílias.

Ciclos SQGE

Em 2016, foi realizado o primeiro processo de autoavaliação e, a partir dos resultados obtidos, foi elaborado um plano de melhoria. Já em agosto de 2021, foram apresentadas a toda a comunidade as ações desenvolvidas a partir dos resultados da 1ª autoavaliação do Colégio.

Neste ano, entre os meses de abril e julho, foi realizada a 2ª autoavaliação e, no mês de agosto, foi entregue o informe final com a análise dos resultados e a indicação das áreas de melhorias.

Já entre os dias de 13 e 15 de setembro, as equipes estiveram imersas em um processo formativo conduzido pela facilitadora externa, Juliana Heleno, e acompanhada pela coordenadora interno do Sistema, Josiane de Souza Paiva.

E até o final de dezembro deste ano as equipes construirão os desenhos dos projetos e ações, que serão implementados em 2023.