Erguendo a bandeira da paz, Jesuítas abre Olimpíadas 2023, com mais de 300 jogos na tabela

Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao Terceirão do Ensino Médio participaram de cerimônia neste sábado (1º)

Estão abertas as Olimpíadas do Jesuítas de 2023! A frase que deu início ao maior campeonato do Colégio foi proferida neste sábado (1º), durante a emocionante cerimônia de abertura, na qual desfilaram todas as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao Terceirão do Ensino Médio. Com o tema “Cultura da Paz e Esportes”, as Olimpíadas deste ano reúnem mais de 300 atividades individuais e coletivas, numa tabela de jogos que seguem até sexta-feira (7).

“As Olimpíadas, principalmente com o formato atual, dão aos estudantes a oportunidade de vivenciarem o esporte durante toda a semana. E fazemos isso sempre destacando que precisamos saber ganhar e perder.  O movimento dos jogos ajuda os jovens na preparação para a vida. Este ano, nosso tema pode ser resumido pela palavra ‘respeito’. O esporte é um elemento para superarmos as diferenças”, ressalta o Diretor Acadêmico do Colégio, Welerson Mazzo Spada, que representou o Diretor Geral, Professor Edelves Rosa Luna, na solenidade. Prof. Edelves encontra-se em deslocamento do Congresso da Anec, em Salvador, para Montes Claros, onde acolherá estudantes e educadores para o projeto Missão Rural.

Com as arquibancadas cheias, o Ginásio sediou um momento do qual participaram, ainda, as coordenadoras de unidades Amanda Santos (Unidade I), Camila Gomes (Unidade II) e Josiane Paiva (Unidade III), além do coordenador da Formação Cristã, Marcelo Sabino. Cada turma adentrou o local com os professores escolhidos pelos próprios estudantes, todos tomados de empolgação. “A abertura das Olimpíadas é sempre um momento de muita alegria, colorido, festivo, no qual vemos os estudantes empolgados com a semana que se inicia, cheia de jogos e de socialização. Foi uma abertura muito emocionante, com o fechamento do ciclo da 3ª série do Ensino Médio, que tem uma participação especial na cerimônia”, destaca Arthur Castellões, coordenador da Escola de Esportes e Cultura, responsável pelo evento e pelos jogos.

Estudante do Jesuítas desde pequeno, Pedro José, do Terceirão (turma D), vive suas últimas Olimpíadas este ano. “De todas as Olimpíadas tenho um momento guardado na memória”, conta. “A abertura sempre foi muito importante para os estudantes. A preparação para o dia de hoje acontece há algum tempo”, pontua Décio Meirelles, da turma A. Em sua décima Olimpíadas do Jesuítas, Marcela Assunção, da turma A do Terceirão, afirma que a energia do último ano de participação fica ainda mais aflorada e a euforia cresce no decorrer da semana. Gabriela Picinini comemora o fato de ter carregado a bandeira do Terceirão e integrado a turma que fez a intervenção artística. “Todos se emocionam. É muito maravilhoso!”, diz.

Tradição viva

Ao longo da semana, quadras, campo, salas e piscina ficam repletas de estudantes e educadores. Enquanto uns jogam, outros torcem. O Jesuítas não para. “O Colégio tem uma tradição muito grande na área esportiva”, lembra Welerson Spada, contando que, no passado, quando o corpo discente era limitado aos meninos, Ir. Benjamin levava os estudantes numa Kombi para os campos de várzea da região. A relação da unidade educativa com os esportes é antiga, intensa e forte. “O Colégio é muito vivo. Todas as atividades têm intenções, como a Festa Junina e vários eventos que acontecem e demonstram a pujança do Jesuítas. Temos a Internacionalização, o Compañeros, no Sul de Minas, a Missão Rural, as Olimpíadas e muito mais. Isso é prova da nossa identidade”, observa o Diretor Acadêmico, para finalizar: “muito além do discurso, o Colégio realiza, contribuindo, de fato, para a formação humana dos nossos estudantes”.