Jesuítas recebe visita do Prof. Fernando Guidini, Diretor da RJE, a qual completa 10 anos em 2024

Em sua visita anual, Diretor da RJE reúne-se com Equipe Diretiva, estudantes, docentes e lideranças acadêmicas e administrativas

No dia em que o Colégio dos Jesuítas completou 68 anos, na última terça-feira (5), o Diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), Prof. Fernando Guidini, desembarcou em Juiz de Fora para visitar o aniversariante. “Para nós, é muito claro, desde a Companhia de Jesus, que um colégio só tem sentido de permanecer onde está a partir do momento em que não é igual aos demais. Chegado o momento em que o nosso colégio, as nossas instituições fazem o que os outros fazem na cidade, não tem sentido estarmos aqui. A partir do momento em que temos uma carteira de identidade, nosso modo de proceder em educação, aí tem sentido continuarmos na missão. E se a missão está há 68 anos nesta cidade, é porque tem sentido ela aqui permanecer. E essa diferença vocês fazem no dia a dia”, saudou Guidini logo em sua chegada, em encontro com toda a equipe acadêmica, momento no qual recebeu das mãos do Diretor Geral do Jesuítas, Prof. Edelves Rosa Luna, uma placa comemorativa e uma camisa de uniforme. “No simbolismo da camisa, entregamos o trabalho dedicado de cada professor, dos orientadores, das equipes de coordenação, porque é no estudante que está fundamentado nosso trabalho. E dizemos, mais uma vez, que o Colégio dos Jesuítas está à disposição do seu trabalho, de sua liderança e da Rede”, pontuou Prof. Edelves.

Prevista em estatuto, a visita anual é oportunidade para que o Diretor da RJE se reúna com a Equipe Diretiva, os estudantes, as lideranças acadêmicas e administrativas, os educadores, a fim de acompanhar as ações e os projetos da unidade educativa, além de conhecer as qualificações de espaços e processos realizadas recentemente. Neste ano, a visita também visa envolver as comunidades nas comemorações pela primeira década de existência da Rede. “Embora nós tenhamos colégios muito antigos no Brasil, a RJE, composta como está, é muito jovem e comemora 10 anos neste ano”, observa Prof. Edelves, ressaltando a importância de Guidini nessa trajetória, normatizando, inspirando e indicando caminhos para os colégios da Companhia de Jesus. “São contribuições que fazem com que a RJE robusteça esse seu lugar de excelência acadêmica. Essa é uma marca da gestão do Prof. Fernando, que, gosto de dizer, é o grande animador da Rede”, assinala.

“Somos Rede”
Diante da plateia formada pela equipe acadêmica, Prof. Fernando Guidini fez uma afirmação em tom de convite: “Somos Rede”. Atualmente, a Rede Jesuíta de Educação é composta por 17 unidades educativas, em 12 cidades de 9 estados do país, responsáveis pela educação de quase 25 mil estudantes. “Além dessa cultura do Colégio, além do projeto pedagógico de todas as aprendizagens que proporcionam em Juiz de Fora, quero reforçar a coletividade de um grupo de, aproximadamente, 4.200 educadores docentes que fazem a RJE acontecer no Brasil”, destaca Guidini sobre a entidade que possui uma história viva, segundo suas próprias palavras. “Ela foi feita a muitas mãos. É uma trajetória de uma criança quase chegando na pré-adolescência, que já consegue nomear algumas coisas, identificar projetos e dizer a que veio”, diz, citando o Projeto Educativo Comum, o PEC, como uma importante diretriz, além de projetos de formação docente e de lideranças, e propostas que envolvem os estudantes, como o Encontro de Formação Inaciana (EFI) e a ONU Intercolegial.

“Ao longo desses dez anos, fomos criando uma cultura de Rede, que, junto aos projetos que os colégios já tinham, foi se desenvolvendo, e hoje nós somos identificados, seja pela Companhia de Jesus, seja pelos outros grupos, como uma Rede que sabe para onde quer e deve caminhar. Uma Rede que tem projetos, entregas e nome nos lugares onde se situa. E, a partir disso, forma cidadãos nas três dimensões do aprender”, revisa Prof. Fernando Guidini sobre os 10 anos de atuação da entidade. Prof. Edelves Rosa Luna reforça a relevância dessa coletividade e o compromisso do Jesuítas nesse projeto de integração: “O Colégio dos Jesuítas dá sua contribuição à Rede sobretudo neste momento, em que o Diretor da RJE vem ao Colégio e senta-se conosco, com as equipes, bate-papo, conversa com as pessoas e percebe as potências que o Jesuítas tem para oferecer em participação de grupos de trabalho, por exemplo. Já tivemos e teremos futuramente pessoas do Colégio contribuindo em GT’s da Rede. O que a Rede necessitar, estaremos aqui para apoiá-los, tanto quanto somos apoiados. É uma troca muito bonita.”

Plantio feito desde a Educação Infantil

O Diretor da RJE chega a Juiz de Fora no momento em que o Colégio dos Jesuítas comemora os resultados obtidos nos exames pelos estudantes egressos da 3ª série do Ensino Médio, como o primeiro e o segundo lugar geral do Pism/UFJF.  “Quero dar os parabéns pelos belíssimos resultados que vocês tiveram nos diferentes exames, vestibulares, Pism e dados de Enem que me foram chegando. O quanto o Jesuítas está avançando também nessa dimensão de mostrar o que fazem aqui na cidade. Imagino que já faziam, porque é cultura local a excelência da educação aqui entregue, mas aprendemos também a comunicar. E, ao aprendermos a comunicar, isso chega aos demais, chega à cidade, chega à nossa Rede. A entrega é na 3ª série do Ensino Médio, mas se planta desde a Educação Infantil”, aponta Guidini, que também presenteou o Colégio com um prato decorativo contendo a ilustração da fachada do prédio.