Mensagem de Pe. Cabada, SJ: ‘A saudade veio fazer-me companhia’

Em recuperação, Pe. Cabada escreve para a comunidade educativa

Já que não posso estar presente, lá vai uma mensagenzinha!

Se eu tiver que procurar a causa do estado atual da minha perna esquerda, com certeza escolheria um papelzinho que o ventilador da minha sala jogou no chão, à minha esquerda, e que provocou a reação automática da mão desse mesmo lado para ir em seu auxílio. Foi tão rápida a reação que causou uma pontada muito dolorosa na perna, coitadinha.

As consequências da queda desse papelzinho foram visitas ao ortopedista e exames, radiografias, ressonância etc… O primeiro ortopedista que visitei acrescentou aos seus ótimos conselhos uma bela surpresa: tinha sido meu aluno no Jesuítas, em 1971 e 1972. Em 1973, ingressou na UFJF para estudar medicina.

Por causa dessas dores que foram se intensificando e que me impedem de movimentar-me sozinho, sem a ajuda de ninguém, não estou indo ao Colégio. O mesmo acontece em relação à Igreja de São Mateus, onde um padre de lá me está substituindo nas missas que celebro aos domingos, às 18h.

E, como costuma acontecer, a saudade veio fazer-me companhia. Saudade de todos vocês! Já sabem: saudade, no jardim, é uma flor; no coração, um espinho. Consequência: dor na perna e no coração.

Neste mês, também recebi muitos e bons conselhos. Copio, a seguir, o de uma menina que, neste ano, está iniciando o 5o ano do Ensino Fundamental.

– Padre Cabada, você deveria seguir o conselho que meu pai trouxe de Portugal.

– Que conselho? – Perguntei.

– Tomar banho numa banheira cheia de vinho!

– Por quê?

– Porque você vai ficar novinho!!!

Querem outro conselho, que não é dessa menina?

O melhor médico do mundo é o doutor ou a doutora Alegria.

– Nossa Senhora do Bom Humor, rogai por nós!

***

E, agora, uma breve historinha da minha coleção de, exatamente, 1099 historinhas.

Um ocidental, em visita à China, ficou surpreso de ver a quantidade de velhos saudáveis e, curioso a respeito da milenar medicina chinesa, indagou de um experiente médico qual o segredo para se viver mais e melhor.

Ouviu dele a sábia resposta:

– É muito simples: é só comer a METADE, andar o DOBRO e rir o TRIPLO.

***

Por favor, se alguém passar em frente à minha sala, diga-lhe que não vou demorar!

Pe. Cabada