– O Colégio dos Jesuítas oferta quais segmentos?
Do Maternal III ao Ensino Médio.

– Quando acontece a divulgação dos editais do Processo de Admissão de Novos Alunos?
Os editais para o ano letivo seguinte ficam disponíveis no site do Colégio dos Jesuítas, a partir da segunda quinzena de agosto.

– Como são realizadas as inscrições?
As inscrições são realizadas em portal próprio, acessível por meio do site do Colégio, no período especificado nos editais.

– Quais os documentos necessários para a participação no Processo de Admissão de Novos Alunos?

São documentos pessoais como:
* Certidão de Nascimento do estudante
* CPF do estudante
* Foto 3×4 do estudante
* RG/CPF dos pais/responsáveis
* Comprovante de residência
* Declaração de matrícula, acompanhado do Relatório Individual do estudante (se houver escolarização anterior), no caso da Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental
* Declaração de matrícula atual do estudante, do 2º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

– Qual o critério de classificação para a aprovação?
Da Educação Infantil ao 1º Ano do Ensino Fundamental, o critério de aprovação é através da ordem cronológica da conclusão da inscrição (dentro do limite de vagas ofertado no edital), além da participação das famílias no encontro Família-Escola e participação dos candidatos nas atividades lúdicas pedagógicas.
Do 2º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, a classificação será feita através da participação das famílias e dos candidatos nas etapas apresentadas no edital, como o encontro Família-Escola e a prova/dinâmica avaliativa. Será aprovado aquele candidato com maior pontuação e aproveitamento mínimo de 60% nas atividades avaliativas.

– Como é feita a divulgação do resultado do Processo de Admissão?
A divulgação do resultado é feita através de uma lista publicada no site do colégio com os nomes dos candidatos em ordem alfabética, conforme o número de vagas oferecidas no edital.

– O Colégio dos Jesuítas oferta bolsa de estudos?
O Colégio dos Jesuítas destina parte dos seus recursos para oferecer o “Ensino Médio Integral”, curso totalmente gratuito, destinado ao atendimento de estudantes na faixa etária para ingresso de 14 a 17 anos e cuja realidade familiar se encontra em vulnerabilidade socioeconômica.

Por meio da concessão de bolsas de estudo integrais – regulamentada pela legislação em vigor, que preconiza critérios de avaliação das condições socioeconômicas – o Colégio oferece, além da mensalidade escolar, o “Programa de Apoio ao Aluno Bolsista”, com a tipificação de seus benefícios: uniforme, livros didáticos, vale transporte, almoço, lanches diários e todo e qualquer benefício que se enquadra no Plano Nacional de Educação (PNE) para a garantia da manutenção do estudante no Colégio.

Nas três séries, além do trabalho realizado em sala de aula, os estudantes participam de atividades, encontros e projetos de formação humana, cristã e acadêmica desenvolvidos no Colégio.

– Já é possível ter alguma informação sobre como acontecerá o Processo de Admissão para 2022?

Ainda não, mas certamente a publicação do Edital acontecerá na próxima semana no site do Colégio e, possivelmente com cenário de pandemia, o processo deve acontecer semelhante ao do ano anterior, totalmente on-line. As famílias têm um período para realizar as inscrições pelo site e, em seguida seguimos em contato com os inscritos através do e-mail informado no ato da inscrição, encaminhando informações sobre as demais atividades do processo, que seguem de forma totalmente remota.

– Qual o valor das mensalidades?

Informamos o valor atual da mensalidade (tabela de valores do departamento financeiro), para o ano seguinte, temos que levar em consideração que haverá reajuste. Importante ressaltar, que o material do programa bilíngue é fornecido pelo Colégio sem custo adicional, além oferecermos a carga horária de 5h20 por turno, um diferencial das outras escolas que com horário parcial oferecem apenas 4h.

– Quais as disciplinas da grade curricular?

Nossas Matrizes Curriculares são organizadas a partir de orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, 1996 e da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, revisitadas anualmente seguindo orientações específicas dos órgãos legisladores do Estado, Superintendência Regional de Ensino (responsável pelo Ensino Fundamental e Médio), e da Secretaria Municipal de Educação (responsável por supervisionar e orientar a Educação Infantil), dessa forma trabalhamos disciplinas obrigatórias da Base Comum como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Educação Física, etc. Na parte de estudos diversificados, trabalhamos disciplinas como Literatura Infantil, o Brincar, Ensino Religioso, Arte, Música nas séries menores. No Maternal, inclusive, temos aula de Natação semanalmente incluídas no horário da grade curricular. Com os maiores, podemos ter Redação, Laboratórios – onde são trabalhadas aulas práticas, Espanhol, Estudos Dirigidos entre outras, que são implementadas de acordo com cada faixa etária. Há ainda de se mencionar o Programa Bilíngue que está em nossas Matrizes Curriculares da Educação Infantil ao 9º Ano do EF.